top of page

Minicurso 1: Educação em Direitos Humanos. 

Ministrante: Dra. Maria Tavares Zenaide - UFPB. 

Auditório do Centro de Ciências Jurídicas ( 9h às 12h).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maria Tavares Zenaide

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789127T0

 

Maria de Nazaré Tavares Zenaide graduada em Formação de Psicólogo pela UFPB (1980),Mestrado em Serviço Social, área de concentração em Política Social - UFPB (1986) e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2010), área de concentração em Política e Práticas Educativas. Especialista em Saúde Pública, em Análise Sócio-Institucional do Serviço Social e em Psicologia Social. Atualmente é professora Adjunto III vinculada ao Departamento de Serviço Social da UFPB, é membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e da Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba, onde coordena o Grupo de Trabalho Cultura e Educação em Direitos Humanos. Exerce atualmente a vice-coordenação da Associação Nacional de Direitos Humanos. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire (GEPPF/UFPB) e do GT Cultura e Educação em Direitos Humanos (PPGDH) da UFPB. Ministra disciplina de direitos humanos na graduação do Curso de Serviço Social, no Mestrado de Educação e no Mestrado de Direitos Humanos, Cidadania e Politicas Públicas. Membro Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos de 2003-2015, onde exerceu os cargos de vice-coordenação e coordenação. Exerceu a direção da Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (2004-2007) quando coordenou a Consulta Nacional para a elaboração do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Participou da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e é membro da Associação Brasileira de Ensino da Psicologia. Atualmente, coordena o Comitê Paraibano de Educação em Direitos Humanos. Campos de atuação: Psicologia Social. Violência e Direitos Humanos. Fundamentos da Educação em Direitos Humanos. Direitos Humanos, Politicas Públicas. Direitos Humanos e Políticas Educacionais. Direitos Humanos e Educação Não-Formal. Currículo e Direitos Humanos na Educação Básica, Educação Superior e Educação dos Profissionais de Justiça e Segurança. Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos.

 

 

 

Tópicos a serem abordados: 

 

- As expressões das violações aos direitos humanos e o direito à educação. 

- Educar em e para os Direitos Humanos? Principios, Objetivos e Concepções.

- As Diretrizes Nacionais em Direitos Humanos e Educação.

 

 

Referências:

 

ARTAL, Carolina Ugarte. Las naciones unidas y la educación en derehos humanos. Navarra: Ediciones Universidad de Navarra – EUNSA, 2004.

BENEVIDES, Maria Victoria Benevides. Educação, democracia e direitos humanos. São Paulo: Jornal da Rede, 1997, p. 12.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano nacional de educação em direitos humanos.Brasília: SEDH/PR, 2004.

____. CNE. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Resolução Nº 1 CNE/CP, de 30 de maio de 2012.

MAGENDZO, Abraham. Direitos humanos e currículo escolar, Costa Rica: IIDH, 2002. (mimeo)

MORIYÓN, Félix Garcia. Derechos humanos y educación. Madrid: Ediciones de la torre, 1999. p. 504.

IIDH. Pacto Interamericano de Educação em Direitos Humanos (2010). Disponível em:http://www.dhnet.org.br/educar/mundo/a_pdf/iidh_pacto_interamericano_edh_2010.pdf. Acessado em: 16/02/2012.

OEA. Carta Interamericana Democrátia. Disponivel em: http://www.oas.org.

ONU. Declaración de lasNaciones Unidas sobre educacióny formaciónenmateria de derechos humanos. Resolución66/137. AsambleaGeneral el 19 dediciembre de 2011. Disponível em http://daccess-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N11/467/07/PDF/N1146707.pdf?OpenElement. Acessado em 07 de maio de 2015.

SACAVINO, Susana. Democracia e educação em direitos humanos na América Latina. Petrópolis, RJ: DP et alli/Nivamérica/APOENA, 2009.

SANTOS, Boaventura de Souza. Uma concepção multicultural dos direitos humanos. Lua Nova Revista Cultural. São Paulo: CEDEC, 1997, nº. 39, p. 105 – 124.

SILVA, Humberto Pereira. Educação em direitos humanos: conceitos, valores e hábitos. 1995. 189f. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

SOARES, Maria Victoria Benevides. Cidadania e direitos  humanos. São Paulo: CP/Fundação Carlos Chagas, Julho 1998, No. 104. p 30-46.

 

 

bottom of page