top of page

 

 

GT 4: ÉTICA NAS RELIGIÕES: DIÁLOGOS E CONFLUÊNCIAS

SOBRE AS RELAÇÕES COM O OUTRO.

 

Coordenadores/as:

 

Amanda Oliveira da Silva Pontes

E-mail: amanda-philos@hotmail.com

 

Tadeu Júnior de Lima Nascimento

E-mail: tjelithe@yahoo.com.br

 

Cada religião traz consigo uma ética que é concebida desde os primórdios de sua existência. A razão disso talvez resida no fato de que os adeptos de qualquer sistema religioso caracterizam-se por uma filosofia de vida e, claro, em algum momento têm que lidar com o outro. O modo como as diferentes doutrinas explicam a forma com que as pessoas devem se relacionar com os “irmãos de crença” e com os outros (sejam eles ateus, agnósticos, de outras religiões, etc.) influencia diretamente na leitura que o mundo faz de tais instituições. Não é raro que o Ethos de um grupo religioso discorde ou difira agudamente da ética secular, da construção moral presente na sociedade em que se estabelece. Entretanto, ao olharem pelo prisma dos direitos humanos e da laicidade destes, as religiões se veem diante da complexa tarefa de harmonizar, ou pelo menos dialogar suas convicções éticas com as dos outros. Dito isto, esse GT almeja promover um espaço para a ponderação em torno dessa problemática e fomentar as discussões acerca da alteridade, diversidade, tolerância e do diálogo interreligioso.

 

Conheça a coordenadora e o coordenador do GT:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amanda Oliveira da Silva Pontes

http://lattes.cnpq.br/6388624321009053

 

Graduada em Filosofia (UEPB) e mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba – PPCGR/UFPB. É Membro do Principium - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval (UEPB/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Sacratum - Hermenêutica filosófica e literária em diálogo com o estudo do sagrado (UFPB/CNPq). Atua nas áreas de pesquisa sobre a Mística, sobretudo a mística de caráter especulativo, a Filosofia, a Teologia feminina e suas relações com a linguagem e a literatura. Também se dedica aos estudos sobre a temática da Ética na Mística e na Filosofia da Religião. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tadeu Júnior de Lima Nascimento

http://lattes.cnpq.br/7840117216031731

 

Graduado em Filosofia (UEPB) e mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba – PPCGR/UFPB. É Membro do Principium - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval (UEPB/ CNPq) e do Grupo de Pesquisa Sacratum - Hermenêutica filosófica e literária em diálogo com o estudo do sagrado (UFPB/CNPq). Atualmente se dedica a pesquisa sobre Ética (Alteridade, relações humanas, etc.), Mística (sobretudo a mística neoplatônica de Plotino) e Filosofia da Religião. 

bottom of page