top of page

 

 

GT 3: FILOSOFIA DAS RELIGIÕES

 

Coordenadores/as:


José Rodrigo Gomes de Sousa

E-mail: gomez20souza@gmail.com

 

Karla Samara dos Santos Sousa

E-mail: karlasamarasousa@gmail.com

 

Roberto Pereira Veras

E-mail: robertoveras_cg@hotmail.com

 

 

Diante do atual contexto no qual está inserido as religiões e da conjuntura social na qual elas estão imersas cabe também a filosofia lançar o seu olhar crítico. A filosofia das religiões têm seu arcabouço em várias vertentes, mas também o que a torna parte integrante das Ciências das Religiões constitui igualmente pelo seu enriquecimento através de sua investigação acerca da linguagem, do sujeito, do objeto, como também dos fundamentos e das estruturas e valores das religiões. Para tanto, ela se utiliza dos métodos como o histórico, analítico, fenomenológico, hermenêutico dentre outros. Perante a transdisciplinaridade que o campo das religiões nos oferece o presente GT abre espaço às várias temáticas ligadas ao campo religioso e suas diversas manifestações, como também está aberto espaço a pesquisas que tratem sobre os críticos das religiões, a exemplo de Feuerbach, Schopennauer e Nietzsche e vários outros e pensadores que argumentem a favor das religiões, a exemplo, de Kant, Hegel, Kierkegaard entre outros.

 

Conheça  a coordenadora e os coordenadores do GT:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


José Rodrigo Gomes de Sousa

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8747057H4.

 

Graduado em Filosofia (FAFIC - PB), mestrando em Ciências das Religiões (PPCR/UFPB), membro do Grupo de Pesquisa Hagia Sophia- Filosofia das Religiões (UFPB/CNPq). Possui interesse em Antropologia, Filosofia da Religião, História da Filosofia, Filosofia Político-social, Filosofia da Linguagem, Existencialismo, Metafísica, Mística e Religião, Literatura e Religião.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Karla Samara dos Santos Sousa

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4355312E2

 

Graduada em Filosofia (FAFIC-PB), Especialista em Filosofia Contemporânea (FAFIC-PB), mestre em Ciências das Religiões (PPGCR-UFPB) e doutoranda em Ciências das Religiões (PPGCR-UFPB). É membro do Grupo de Pesquisa Hagia Sophia- Filosofia das Religiões (UFPB/CNPq). Atua nas áreas de Educação e Filosofia da Religião, especialmente Budismo e Filosofia Clássica, com pesquisas sobre a relação do Budismo com a Filosofia Ocidental e a Filosofia da Religião de Ludwig Feuerbach e Arthur Schopenhauer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Roberto Pereira Veras

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4431933J4

 

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba PPGCR/UFPB Membro do grupo de pesquisa SACRATUM. Membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião - ABFR. Doutorando em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba PPGCR/UFPB Tem interesse nas seguintes áreas: Filosofia e Literatura, Interdisciplinaridade, Hermenêutica, História da Filosofia Moderna, Metafísica, Ética ambiental, sobretudo tema vinculados a Filosofia da Religião.

 

 

bottom of page