top of page

 

 

Justificativa

 

Dado os últimos casos em massa de intolerância religiosa que estão ocorrendo em nosso País e no mundo em 2015, englobando-se também discursos de ódio e práticas que ferem os direitos fundamentais do ser humano, insufladas pelo extremismo e pelo fundamentalismo religioso, este evento objetiva realizar debates que levem a reflexão sobre a situação atual da religião na sociedade.

 

A discussão será aprofundada, a partir do contexto atual,como:

 

- Liberdade religiosa e Direitos Humanos;

- Gênero, religião e política;

- Ensino religioso escolar e a cultura de paz;

- Educação em Direitos Humanos;

- Imigração, identidade cultural e religiosa;

- Diálogo inter-religioso;

- Religião e Cinema.

 

 

Objetivos

 

  • Reunir professores/as, pesquisadores/as e estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Ciências das Religiões, Direito e áreas afins.

  • Discutir e aprofundar a temática central interdisciplinarmente: Liberdade, Diversidade e Direitos Humanos, apresentando-a nas diversas configurações e bases de influências sociais, garantido a difusão da preservação e respeito às leis do nosso País e aos Direitos Humanos.

  • Também aprofundar o debate sobre o diálogo inter-religioso, a influência da religião na sociedade, o estado laico e a garantia da liberdade religiosa.

  • Esclarecer e difundir para a comunidade acadêmica e em geral os pressupostos das Ciências das Religiões.

  • Refletir sobre os últimos casos de intolerância e violência relacionadas às religiões no Brasil e no Mundo, propondo ações para minimizar essa problemática, ampliando os valores da ética, justiça e paz.

 

 

Metodologia

 

A discussão da temática do evento será realizada através de conferências e mesas de debates, reunindo profissionais das Ciências das Religiões e Direito, tanto da UFPB como da UERJ, UFRJ,UFJF, UFRPE, UFPE, UERN, UFS, UNICAP e USP. Visando estimular a formação acadêmica, os discentes da Graduação e Pós-Graduação, poderão se submeter à inscrição nos Grupos de Trabalhos (GT’s) e apresentação de pôsteres para apresentarem comunicações científicas. Os Anais do evento com ISBN contendo os artigos completos aprovados pelo comitê científico serão publicados aqui no site em 31 de março de 2016. 

 

As/os discentes da pós-graduação do PPGCR UFPB terão a oportunidade de coordenarem os GT’s e avaliarem os pôsteres com a supervisão do comitê científico. Essas atividades irão promover a reflexão através de recortes da temática central, estimulando a busca de ações que concretizem as propostas. A publicação dos resumos das mesas, conferências, minicursos e apresentação de trabalhos serão entregue no 1º dia do evento, contando também com a programação geral.

Com a finalidade de difundir para todo o âmbito nacional e fortalecer a área de Ciências das Religiões, será lançado  livro contendo artigos completos de autoria dos docentes, concernentes às discussões e propostas ministradas nas mesas de debates e conferências do evento.



Destinatários

 

A I Semana de Ciências das religiões destina-se a docentes e discentes da área de Ciências das Religiões, Direito e afins, interessados em discutir e aprofundar a questão Diversidade, Liberdade Religiosa e Direitos Humanos. Também está direcionada para a sociedade civil, que concomitante com  a academia contribui para as ações de ética, justiça, respeito e paz.

 

bottom of page