top of page

 

 

GT 1: DISCUSSÕES CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO EM CIÊNCIA(S)

DA(S) RELIGIÃO(ÕES): UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO ATUAL.

             

Coordenadores:

                                           

Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos
E-mail: mirirodrigues2@gmail.com 

 

Thalisson Pinto Trindade de Lacerda

E-mail: thalisson_pinto@hotmail.com

 

 Wellida Karla Bezerra Alves Vieira

E-mail: w.karlajp@gmail.com

 

 

 

 

Esse GT tem o objetivo de refletir as políticas públicas e práticas curriculares atuais do Ensino Religioso a partir da(s) Ciência(s) da(s) Religião (ões). Para tanto, levantaremos discussões atuais das formações: inicial e continuada de professores dentre outras discussões que ampliem essa temática em nossas instituições superiores, escolares e sociais. Levando em consideração os discursos relacionados às dificuldades de inserção e abordagem das temáticas de diversidades religiosa, no que tange Afro-brasileiros e afro-indígenas e Novos Movimentos Religiosos (NMR). Nesse sentido, abriremos esse espaço para receber propostas de pesquisadores que se proponham a refletir de forma: bibliográfica e/ou empírica a abordagem atual e, também, contextualizada. São estes, pesquisadores em Ciência (s) da (s) Religião (ões), professores da educação básica, bem como os demais interessados que tenham interesse por essa temática. Sendo assim, diante das implicações, desafios e mudanças desse ensino ao longo do período histórico, buscaremos a partir de estudos e pesquisas: fomentar diálogos e reflexões relevantes que ampliem o diálogo das discussões curriculares do Ensino Religioso nas políticas laicas e universalizadas do nosso Estado.

 

 

Conheça as coordenadoras e o coordenador do GT:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mirinalda Alves Rodrigues dos Santos

 http://lattes.cnpq.br/6087839207872339

 

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba – PPGCR/UFPB, na linha de pesquisa Educação e Religião. Graduada no Curso de Licenciatura em Pedagogia para Magistério em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos) com Área de Aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba Campus I - João Pessoa. Trabalha com as seguintes temáticas: Currículo, Educação Popular, Ensino Religioso na perspectiva do diálogo inter-religioso, Gênero e Diversidade. Atualmente é aluna Especial do doutorado do PPGCR- UFPB.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Thalisson Pinto Trindade de Lacerda

 http://lattes.cnpq.br/8427116777462831

 

Graduado em Ciências das Religiões pela Universidade Federal Da Paraíba - UFPB, Campus I - João Pessoa (2014). Mestrando em Ciências das Religiões pelo Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões – PPGCR/UFPB – Bolsista (CAPES); (2014-2016). Atua na Tutoria do curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE) pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM). Atualmente atua na área de Educação e Religião, pesquisando o currículo e formação de professores em Ensino Religioso. Bolsista Capes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wellida Karla Bezerra Alves Vieira

http://lattes.cnpq.br/9866267408754268

 

Mestra em Ciências das Religiões na Linha de Educação e Religião na UFPB, graduada em Pedagogia pela universidade Estadual vale do Acaraú (2003). E Especialista em psicopedagogia no CINTEP- PB. Atualmente é aluna Especial do doutorado do PPGCR- UFPB. Tem vasta experiência como coordenadora pedagógica em grandes redes de ensino na capital paraibana e como professora de ensino religioso na rede pública de ensino. Atua com Supervisão pedagógica e Educacional na Rede Municipal de Cabedelo- PB. Suas principais linhas de pesquisa são: História Local e Memória; Patrimônio e Identidade; Educação e Religiosidade e cultura afro-indígena Nordestina e da Paraíba.

bottom of page