top of page

 

 

GT 6: RELIGIÕES E ESPIRITUALIDADES NA MODERNIDADE: TRÂNSITO(S) E PLURALIDADE(S)

 

 

Coordenadores: 

 

Emmanuel Ramalho de Sá Rocha

E-mail: emmanuel.rsr@gmail.com

 

Victor Breno Farias Barrozo

victorbrenofb@gmail.com

 

As relações entre modernidade e religiões/espiritualidades delineiam um novo quadro de dinâmicas sociorreligiosas no interior do cenário contemporâneo. Estas expressam-se de maneira complexa, interpelando às ciências das religiões, pois, ao mesmo tempo que a modernidade mina o religioso, ela também produz estruturas que permitem sua difusão e (re)composições. Ademais, esse religioso está em constante metamorfose devido à marcante influência da modernidade e seus elementos constituintes, como: a primazia da racionalidade, a autonomia do indivíduo, destradicionalização, os sincretismos e bricolagens, entre outros. Dessa forma, o presente GT propõe-se, como um espaço interdisciplinar das ciências humanas, a acolher trabalhos que se debrucem sobre as transformações e particularidades do universo espiritual/religioso na modernidade, especialmente nas expressões de diversidade e liberdade do individuo moderno, expressões que se apresentam, por exemplo, na tendência à pluralidade e no constante trânsito das figuras religiosas.

 

Conheça os coordenadores do GT:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Emmanuel Ramalho de Sá Rocha

http://lattes.cnpq.br/0755867437539182

 

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Sociologia (UFPB). Graduado em Relações Internacionais na Universidade Vila Velha (UVV). É membro da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). Atualmente dedica-se à pesquisa de teoria sociológica da religião, modernidade religiosa e estudos socioantropológicos da magia. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Victor Breno Farias Barrozo

http://lattes.cnpq.br/2004778419950970

 

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Mestre e especialista em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Pós-graduado em Sociologia pela Universidade Gama Filho (UGF). Graduado em Ciências Teológicas pela FBN. É membro da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) e da Red Latinoamericana de Estudios Pentecostales (RELEP) Têm experiências e trabalha os seguintes temas: modernidade religiosa, ciências sociais da religião, pentecostalismos e juventudes e religião. 

 

 

bottom of page