top of page

 

 

GT 5: Religiões e Filosofias da Índia e Extremo Oriente.

 

Coordenadores:

 

Gustavo Kuffel Balreira

E-mail: gkuffelbalreira@gmail.com

 

Igohr Brennand

E-mail: igohr_brennand@hotmail.com

 

As pesquisas dentro dos âmbitos acadêmicos, sobretudo nas áreas de ciência(s) da(s) religião(ões) que têm como tema central estudos referentes a religiões e filosofias da Índia e do extremo oriente asiático, vêm se fortalecendo nos últimos anos. Tendo em vista este fato, o presente grupo de trabalho tem por objetivo agregar pesquisas que busquem desenvolver uma investigação sistemática acerca das tradições religiosas e espirituais que se desenvolveram na Índia e no extremo oriente asiático. Os estudos propostos podem abarcar diversas esferas no que concerne ao estudo destas religiões e espiritualidades, tais como: aspectos ritualísticos, sistemas éticos, estudos referentes às sociedades diretamente ligadas a estas regiões, narrativas míticas, assim como análises que girem em torno dos princípios metafísicos, ontológicos, éticos e estéticos que são características de especulações de cunho filosófico. O amplo escopo objetivado neste grupo de trabalho poderá abarcar estudos acerca de: Jainismo, Yoga, Vedanta, Budismo em suas mais variadas expressões, Taoísmo, Confucionismo, e Xintoísmo. Este GT tem por objetivo desenvolver e apresentar trabalhos de cunho acadêmico que trabalhem com qualquer dos temas explicitados, afim de promover interações entre os pesquisadores desta área.

 

Conheça os coordenadores do GT:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gustavo Kuffel Balreira

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4355044Z2

 

Graduado em Filosofia – Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do grupo de pesquisa PADMA (UFPB/CNPQ). Atua nas áreas de pesquisa a respeito de Filosofia Budista; História do Budismo Tibetano; Budismo Tibetano; Budismo Indiano; Budismo e Educação; Meditação Budista; Corpo, Mente e Tantra. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Igohr Brennand

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4472342A8

 

Graduado em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ; Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Ciências (PPGCR) das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do grupo de pesquisa PADMA (UFPB/CNPq). Atua nas áreas de pesquisa a respeito de Filosofia Budista; História do Budismo Tibetano; Budismo Tibetano; Budismo Indiano; História do pensamento budista. 

bottom of page